Questão: 100709 - Português em Geral - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

Aquilo que o morador de uma cidade grande faz sem pensar – escovar os dentes com a torneira aberta – leva para o ralo toda a água que um moçambicano, digamos, terá para um dia inteiro. Mais de 1 bilhão de pessoas no mundo não têm acesso à água potável, e mais ainda convivem com a escassez. Tratada como inesgotável por quem dispôe dela, a água é um recurso finito e crucial na engrenagem da economia. Sem ela, não se irrigam plantaçôes, não se melhora a saúde, não se implantam indústrias. Enfim, continua-se pobre – e sem água. Mas experiências como a do Tâmisa, um rio antes fétido onde hoje nadam trutas, provam que recuperar mananciais poluídos é possível (ainda que caro). E um pouco de disciplina na hora do banho ou de lavar a louça já ajuda a evitar o desperdício. Vale pelo menos 1 bilhão de agradecimentos.

Leia as afirmativas abaixo.
I. Um morador de São Paulo pode gastar, ao escovar os dentes com a torneira aberta, a quantidade de água equivalente à que um morador de Moçambique dispôe por dia.
II. Algumas pessoas que dispôem de água potável em abundância agem como se esse recurso nunca fosse acabar, por isso aceitam desperdício.
III. Um grande número de pessoas tem que suportar a falta de água potável, porque o rio Tâmisa está poluído e sua água é imprópria para beber.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas, de acordo com o texto.

  • a
    Somente I está correta.
  • b
    Somente II está correta.
  • c
    Somente I e II estão corretas.
  • d
    Somente I e III estão corretas.
  • Próxima Questão