Questão: 100983 - Português em Geral - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

Educar para a cidadania

Cidadania rima com democracia. Se nem se sabe o nome do político em que se votou nas últimas eleiçôes, e muito menos o que andou fazendo (ou desfazendo), como participar das decisôes nacionais? Assim, nossa democracia permanece meramente representativa. Dá-se um bom emprego a um político. Sem se dar conta de que são reflexos diretos da política o preço do pão, a mensalidade da escola, a qualidade de vida.
Ser cidadão é entrar em um nó de relaçôes. É simples: ao pedir nota fiscal, evita-se a sonegação e aumenta-se a arrecadação pública que, em tese, permite ao governo investir em rodovias, hospitais, escolas, segurança, etc. Quando se recusa a propina ao guarda, moraliza-se o aparato policial.
Cidadania supôe consciência de responsabilidade cívica. Nada mais anticidadania do que essa lógica de que não vale a pena chover no molhado. Vale. Experimente recorrer à defesa do consumidor, escrever para jornais e autoridades. Querem os políticos corruptos que passemos a eles cheque em branco para continuar a tratar a coisa pública como negócio privado. E fazemos isso ao torcer o nariz para a política, com aquela cara de nojo.
(Frei Betto, Caros Amigos/maio 2008, página 19 – fragmento)

Segundo o autor, se o cidadão agir com responsabilidade, cobrando honestidade das autoridades...

  • a
    tudo continuará da mesma forma.
  • b
    não vale a pena chover no molhado.
  • c
    já existem órgãos e veículos de comunicação agindo a favor do cidadão e contra a corrupção.
  • d
    os políticos continuarão a tratar a coisa pública como privada.
  • Próxima Questão