Questão: 101661 - Português em Geral - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

Leia o texto abaixo para responder à questão.

Não é preciso ser adepto da tradição intelectual para reconhecer os inconvenientes da praxe de preterição do influxo interno, a que falta a convicção não só das teorias, mas também das suas implicaçôes menos próximas, de sua relação com o movimento social conjunto, e da relevância do próprio trabalho e dos assuntos estudados. Percepçôes e teses notáveis a respeito da cultura do país são decapitadas periodicamente, e problemas a muito custo identificados e assumidos ficam sem o desdobramento que lhes poderia corresponder. O prejuízo acarretado pode se comprovar pela via contrária, lembrando a estatura isolada de uns poucos escritores como Machado de Assis, Mário de Andrade e hoje, Antônio Cândido, cuja qualidade se prende a este ponto.
(SCHWARZ, Roberto, Cultura e política, p.110)
Assinale a opção que continua o texto de forma coesa e coerente.

  • a
    Com aquela praxe de conciliar o estrangeiro com o autóctone, a convivência familiar e estabilizada entre concepçôes em princípio incompatíveis esteve no centro da inquietação ideológico-moral do Brasil desde sempre.
  • b
    A certos intelectuais tal herança colonial de preocupar-se apenas com o que vem do próprio país parecia um resíduo que logo seria superado pela marcha desse progresso.
  • c
    Outros intelectuais viam naquele movimento o país autêntico, o Brasil genuíno, original, o berço a ser protegido e preservado contra imitaçôes absurdas.
  • d
    A nenhum deles faltou informação nem abertura para a atualidade. Entretanto, souberam retomar criticamente o trabalho dos predecessores, entendido não como peso morto, mas como elemento dinâmico, subjacente às contradiçôes contemporâneas.
  • Próxima Questão