a
A civilização que os portugueses instauraram no Brasil com a lavoura açucareira não foi, por conseguinte, uma civilização tipicamente agrÃcola. Não o foi, em primeiro lugar, porque a tanto não conduzia o gênio aventureiro que trouxe os portugueses à América; em seguida, por causa da escassez de trabalhadores rurais, e finalmente pela circunstância de a atividade agrÃcola não ocupar, então, em Portugal, posição de primeira grandeza.
b
Não foi, consequentemente, uma civilização tipicamente agrÃcola o que instauraram os portugueses no Brasil com a lavoura açucareira. Não o foi, em primeiro lugar, porque a tanto não conduzia o gênio aventureiro que os trouxe à América; em seguida, devido à escassez de trabalhadores rurais, e finalmente pela circunstância de a atividade agrÃcola não ocupar, então, em Portugal, posição de primeira grandeza.
c
Não foi, por conseguinte, uma civilização tipicamente agrÃcola o que instauraram os portugueses no Brasil com a lavoura açucareira. Não o foi, em primeiro lugar, porque a tanto não conduzia o gênio aventureiro que os trouxe à América; em seguida, por causa da escassez de trabalhadores rurais, e finalmente pela circunstância de a atividade agrÃcola não ocupar, então, em Portugal, posição de primeira grandeza.
d
Não foi, por conseguinte, uma civilização tipicamente agrÃcola aquela que os portugueses instauraram no Brasil com a lavoura açucareira. Não o foi, em primeiro lugar, porque a tanto não conduzia o gênio aventureiro que trouxe os portugueses à América; em seguida, por causa da escassez de trabalhadores rurais, e finalmente pela circunstância de a atividade agrÃcola não ocupar, então, em Portugal, posição de primeira grandeza.
Não há comentários registrados.