Questão: 105459 - Português em Geral - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

A política de ordenação do trabalho, durante o Estado Novo, comportou uma estratégia político-ideológica centrada na promoção do valor do trabalho como solução para os problemas socioeconômicos do país e inserção na cidadania. Tal estratégia acompanhava a corporativização da sociedade e era apresentada como solução para a questão social: a salvação individual da situação de pobreza passava pelo trabalho honesto que promoveria a ascensão social. Com o Estado Novo, a interferência exacerbou-se , concretizada pela nova organização sindical. A fundação do Departamento de Informação e Propaganda (DIP) viria complementar a organização do mundo do trabalho com a divulgação da figura positivamente valorizada do trabalhador e, ao mesmo tempo, com a repressão às manifestaçôes culturais que veiculassem o tema da malandragem. A interferência do DIP na música popular se fazia no sentido de transformá-la em veículo de valores correspondentes aos avanços da industrialização, procurando introjetar nos trabalhadores um padrão de comportamento pautado pelo produtivismo, pela, o dignidade do trabalho como fator de e elevação moral e humana.
Assinale a opção em que a palavra destacada em negrito apresenta significação diferente daquela com a qual foi empregada no texto.

  • a
    Na década de 80, o quadro inflacionário apenas se "comportou" de acordo com as previsôes dos economistas críticos do governo.
  • b
    Foi com a "inserção" do país no mercado internacional que os laços comerciais e diplomáticos com a China se estreitaram.
  • c
    Com a pressão de alguns economistas contra as políticas de austeridade do governo, "exacerbou-se" o conflito nas áreas econômicas.
  • d
    O grande impulso proveniente das exportaçôes levou o país a "introjetar" na população também outros comportamentos de consumo.
  • Próxima Questão