Questão: 106024 - Português em Geral - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

O exercício da psicoterapia e da psicanálise por alguém que não tenha uma formação adequada é ato tão criminoso quanto o exercício da medicina por alguém que não esteja habilitado. Com a agravante de que, se são poucos aqueles que se arriscam, ilegalmente, a praticar medicina sem um reconhecimento oficial, são muitos aqueles que, de forma absolutamente inescrupulosa, se apresentam como psicoterapeutas ou psicanalistas à desinformada população.
(Márcio Giovannetti, "Da selvageria clínica", Folha de S. Paulo, 2/4/2002, com adaptaçôes)
Analise as proposiçôes abaixo, em relação às ideias do texto, e, a seguir, assinale a opção correta.
1. No segmento de texto, o autor dirige um desagravo aos profissionais que usam práticas médicas e psicoterápicas cercadas de periculosidade para pacientes incautos.
2. A estrutura textual obedece a um esquema de atos de linguagem que estabelece uma comparação de igualdade entre profissionais da psicanálise e da psicoterapia, de um lado, e médicos, de outro; e apresenta, a seguir, uma comparação de superioridade entre tais profissionais.
3. Infere-se do texto que, segundo o autor, estão no mesmo patamar de criminalidade o exercício da medicina e a prática da psicanálise ou psicoterapia sem o devido requisito de formação e habilitação.

  • a
    Apenas a proposição 1 está correta.
  • b
    Apenas a 2 está correta.
  • c
    Apenas a 3 está correta.
  • d
    Todas as proposiçôes estão corretas.
  • Próxima Questão