Questão: 108662 - Português em Geral - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

EM LUTA CONTRA A MÁQUINA

Se você já atirou um telefone pela janela ou esmurrou um computador, cuidado. Isso pode ser tecnostress

Qualquer pessoa se irrita quando o celular cai na caixa postal, o computador dá pane e o manual de instruçôes do DVD não resolve o problema. Se essa irritação lhe provoca uma explosão de raiva, você é mais uma vítima de tecnostress. Essa variedade de stress resulta da dificuldade em aceitar as imperfeiçôes da tecnologia ou conviver com ela. “Há uma verdadeira veneração pela máquina, e, quando ela falha, pode haver uma reação além do razoável”, adverte a psicóloga Marilda Lipp, do Centro Psicológico de Controle do Stress de São Paulo. “Mas é preciso não esquecer que nem sempre a tecnologia funciona.”
Os tecnoestressados típicos são pessoas que, mesmo sem fome nem compromisso posterior, escolhem o prato no restaurante pelo tempo de preparo, não pelo sabor. A maioria das pessoas que sofrem do mal tem mais de 45 anos e é do sexo masculino. “Na prática, as mulheres aceitam mais facilmente que não sabem algo e pedem ajuda”, diz Marilda Lipp. Os homens, sobretudo os mais velhos, temem parecer obsoletos quando não sabem mexer em algumas máquinas. Esses costumam procurar os consultórios depois de um ataque explosivo sério - como uma descarga de socos na tela do computador diante da mensagem “Este programa executou uma operação ilegal e será fechado”. Há quem jogue o celular pela janela ao notar que não está dando sinal ou quando o outro não atende a uma chamada. “Isso é mais comum do que se imagina”, afirma o psiquiatra César Romero, dono de uma clínica de psicoterapia de Salvador.
O tratamento é a terapia ou, em casos extremos, o uso de antidepressivos. No limite, a vítima tem sudorese, náusea, vômito e diarreia, em um quadro diagnosticado como transtorno obsessivo-compulsivo. O terapeuta tenta mostrar ao paciente que a tecnologia anda a passos rápidos e não é possível dominá-la por completo. Toma-se especial cuidado em não criar na pessoa outro sentimento igualmente prejudicial: a tecnofobia - aversão à tecnologia.
Assinale o fragmento que pode exemplificar uma situação em que o narrador se dirige, de modo direto, ao leitor.

  • a
    Esses costumam procurar os consultórios depois de um ataque explosivo sério – como uma descarga de socos na tela do computador diante da mensagem “Este programa executou uma operação ilegal e será fechado”.
  • b
    Qualquer pessoa se irrita quando o celular cai na caixa postal, o computador dá pane e o manual de instruçôes do DVD não resolve o problema.
  • c
    Se essa irritação lhe provoca uma explosão de raiva, você é mais uma vítima de tecnostress. Essa variedade de stress resulta da dificuldade em aceitar as imperfeiçôes da tecnologia ou conviver com ela.
  • d
    Há quem jogue o celular pela janela ao notar que não está dando sinal ou quando o outro não atende a uma chamada.
  • Próxima Questão