Questão: 109628 - Português em Geral - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

Trecho da entrevista I

ISTOÉ - Não acha que a sociedade pode reagir a essa invasão de privacidade levada às últimas consequências na era das redes?
J.P. Jacob - Alguns sociólogos dizem que isso é um fato da vida, que vamos nos acostumar a viver com menos privacidade e tudo bem. Outras pessoas dizem que privacidade é algo que os indivíduos vão hesitar muito em deixar escapar, que vai haver uma revolta contra esses cenários que estou descrevendo e que vão queimar a Internet como queimaram sutiãs há trinta anos. Privacidade é algo que não entendemos ainda, sobretudo nós técnicos. Aposto que cada leitor tem um conceito diferente sobre privacidade. Muitos vão dizer que privacidade é extremamente importante e eu poderia mostrar a eles que fornecem de graça seus dados pessoais 24 horas por dia. Quando vão ao banco e sentam-se com o gerente, por exemplo, existe uma outra pessoa do lado olhando seus documentos. Quando o gerentes se levanta da escrivaninha, deixa toda a papelada exposta para quem quiser ver. O conceito de privacidade é muito relativo.

Assinale a opção incorreta quanto ao emprego dos verbos no trecho da entrevista I.

  • a
    A forma verbal "deixar escapar", por se referir a "indivíduos", admite substituição por deixarem escapar.
  • b
    A substituição de "uma revolta" por revoltas não obrigará à substituição da forma verbal "vai haver" para vão haver.
  • c
    Por se referir a um sujeito indeterminado, a forma verbal "vão" admite substituição por vai-se.
  • d
    Para substituir "toda a papelada" por todos os papéis, será obrigatória a substituição da forma verbal "deixa" por deixam.
  • Próxima Questão