Questão: 110601 - Português em Geral - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

Compare os dois trechos a seguir (retirados de Othon M. Garcia, no livro Comunicação em Prosa Moderna):

I) As chamadas baianas não usavam de vestidos; traziam somente umas poucas saias presas à cintura, e que chegavam pouco abaixo do meio da perna, todas elas ornadas de magníficas rendas; da cintura para cima apenas traziam uma finíssima camisa, cuja gola e manga eram também ornadas de renda; ao pescoço punham um cordão de ouro, um colar de corais, os mais pobres eram de miçangas; ornavam a cabeça com uma espécie de turbante a que davam o nome de trunfas, formado por um grande laço branco muito teso e engomado; calçavam umas chinelas de salto alto e tão pequenas que apenas continham os dedos dos pés, ficando de fora todo o calcanhar...
(Manuel Antônio de Almeida, em Memórias de um Sargento de Milícias)

II) Os cariocas sempre se vestiram muito mal, com muito desleixo. Sempre foram muito displicentes na escolha do trajo. Ultimamente então esse desleixo se tornou ainda mais lastimável. É verdade que as mulheres se vestem um pouquinho melhor, mas mesmo assim revelam ainda mau gosto na escolha do penteado que fazem nos cabeleireiros.
A respeito das passagens acima é correto afirmar:

  • a
    Em II, é feita uma descrição inconfundível do modo de trajar dos cariocas, ao contrário da descrição das baianas, que poderia aplicar-se ao trajo dos habitantes de qualquer cidade.
  • b
    O trecho II, apesar de menor, é tão preciso e especificador nas descriçôes quanto I, já que traz vários advérbios e adjetivos.
  • c
    Em II, as expressôes 'muito mal', 'com muito desleixo', 'muito displicentes', 'lastimável' e 'mau gosto' são comprovadas pela descrição de alguns detalhes, ainda que poucos, sobre o trajo dos cariocas.
  • d
    A caracterização do trajo das baianas é feita, ao longo de todo o trecho, com maior riqueza de detalhes que a descrição do modo de se vestir dos cariocas, que é genérica e imprecisa.
  • Próxima Questão