Questão: 11090 - Administração - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

Marlene recebeu a incumbência de analisar os dados relativos à pesquisa de clima organizacional, recentemente promovida em sua empresa. De um modo geral, os indicadores revelaram uma satisfação que variava de média a boa. Uma determinada unidade de negócios, contudo, chamou-lhe a atenção. Ali, os índices relativos ao sistema de recompensa estavam compatíveis com as demais unidades operacionais da empresa, a percepção geral era a de que a empresa possuía um plano de remuneração e benefícios superior ao mercado de trabalho. Contudo, a qualidade de vida no trabalho e a relação com os supervisores eram percebidas como insatisfatórias. Marlene, então, buscou apoio na teoria de dois fatores proposta por Fredrick Herzberg a fim de ilustrar o seu relatório de análise. Baseado na crença de que a relação de uma pessoa com o seu trabalho determina o sucesso ou o fracasso do desempenho funcional, Herzberg investigou a seguinte questão: O que as pessoas desejam do seu trabalho? As descobertas do pesquisador revelaram duas categorias de fatores: intrínsecos e extrínsecos. Esses fatores são também, respectivamente, denominados motivacionais e higiênicos. Diante disso, Marlene constata que a:

  • a
    relação com os supervisores é de natureza motivacional, enquanto que o sistema de recompensas e a relação com os supervisores são de natureza higiênica.
  • b
    qualidade de vida no trabalho é de natureza motivacional, enquanto que a relação com os supervisores e o sistema de recompensas são de natureza higiênica.
  • c
    qualidade de vida no trabalho é de natureza higiênica, enquanto que a relação com os supervisores e o sistema de recompensas são de natureza motivacional.
  • d
    qualidade de vida no trabalho, a relação com os supervisores e o sistema de recompensas são de natureza higiênica.
  • Próxima Questão