Questão: 1522 - Interpretação e Linguagem - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

Leia o seguinte texto para responder à questão.
A classe média está mudando. Essa classe média é herdeira da porção Bélgica da Belíndia (mistura de Bélgica e Índia, expressão usada na década de 70 para explicar a desigualdade no Brasil). Ela antes
5 tinha acesso ao sistema financeiro habitacional, a universidades públicas, à expansão de empresas estatais cheias de ofertas de trabalho e à indexação, que reajustava o dinheiro nos bancos. Na década de 90, essas facilidades acabaram e a classe média passou a
10 ter mais gastos. É como se ela tivesse viajado sempre de executiva e agora tivesse de andar de econômica. Em compensação, existe uma população que era de baixa renda e ascendeu.
(Adaptado de Ricardo Neves, Correio Braziliense, 22 de fevereiro de 2006)
Assinale a opção incorreta a respeito das estruturas sintáticas do texto.

  • a
    O trecho entre parênteses corresponde a uma explicação de como deve ser interpretado o termo "Belíndia"(l.2); por isso, a retirada dos sinais de parênteses e a inserção de vírgula seguida do termo que é a antes de "mistura"(l.2) preserva a correção gramatical e a coerência do texto.
  • b
    As estruturas linguísticas mostram que "acesso"(l.5) é complementado, sintática e semanticamente, pelas quatro expressôes centradas, respectivamente, em "sistema"(l.5), "universidades" (l.6), "expansão"(l.6) e "indexação"(l.7).
  • c
    As duas oraçôes coordenadas que seguem a expressão "Na década de 90" (l.8), expressam, semanticamente, uma relação que também pode ser escrita em apenas uma oração: com o fim dessas facilidades, a classe média passou a ter mais gastos.
  • d
    O conectivo "Em compensação" (l.12) está empregado com valor adversativo, pois introduz um período sintático que, semanticamente, contradiz o que afirma a primeira oração do texto.
  • Próxima Questão