Questão: 15678 - Economia - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

Criada em 2002, após a descoberta de fraudes nas demonstraçôes financeiras de algumas empresas nos Estados Unidos, a Lei Sarbanes-Oxley modificou as regras de governança corporativa relativas à emissão e divulgação de relatório. As principais exigências da Lei, no tocante aos controles internos, giram em torno da:

  • a
    mudança das notas explicativas nos relatórios financeiros, principalmente no relatório circunstanciado de controles internos emitido pela auditoria interna, e determinação de regras rígidas para o processo de gestão dos riscos.
  • b
    mudança nas regras para avaliação dos ativos financeiros, em que os Diretores Financeiros e Contadores se responsabilizam pela divulgação e análise dos controles e pela divulgação de notas sobre os procedimentos contábeis.
  • c
    responsabilidade dos Diretores Executivos e Financeiros pelos controles e procedimentos de divulgação e determinação de uma avaliação anual dos controles internos para emissão de relatórios financeiros, acompanhados do relatório da auditoria externa.
  • d
    flexibilidade de prazos para envio dos relatórios financeiros pela Diretoria Executiva aos órgãos reguladores como a SEC e a CVM e pela responsabilidade dos auditores internos no processo de certificação dos controles internos.
  • Próxima Questão