Questão: 19299 - Administração - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

Na primeira fase de desenvolvimento das teorias da administração predominaram as abordagens mecanicistas, como as de Taylor e Fayol. Com relação às abordagens que criticaram esses paradigmas:

I. A Teoria Comportamental afirma, em oposição às abordagens Clássica e Científica, que os conflitos entre objetivos individuais e organizacionais não são incontornáveis e podem ser evitados através de técnicas de condicionamento.
II. Ao contrário da Teoria Clássica de Fayol, a Teoria dos Sistemas enfatiza uma visão anatômica e estrutural da empresa, entendida como uma síntese de diferentes órgãos que compôem a estrutura organizacional.
III. A Teoria das Relaçôes Humanas criticou a Teoria Clássica da Administração, afirmando que trabalhadores em melhores condiçôes psicossociais e emocionais alcançam melhores níveis de produtividade, independentemente das condiçôes físicas e técnicas.
IV. A Teoria do Desenvolvimento Organizacional rejeita a ênfase na remuneração como única motivação do trabalhador e propôs novos modelos de gestão que compatibilizassem objetivos individuais e organizacionais.
V. Em contraposição às teorias Clássica e Científica, a Teoria da Contingência afirma que existe uma relação de dependência entre as condiçôes ambientais e as técnicas gerenciais adequadas a cada objetivo organizacional.

  • a
    Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.
  • b
    Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.
  • c
    Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.
  • d
    Estão corretas APENAS as afirmativas III, IV e V.
  • Próxima Questão