Questão: 23689 - Economia - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

Os teoremas sobre o comércio internacional e seus enunciados que têm por base a Teoria da dotação relativa dos fatores ou teoria de Heckscher-Ohlin podem ser identificados corretamente em:

  • a
    Teorema Heckscher-Ohlin, que explica a diferença de preços relativos das mercadorias entre as naçôes. Teorema de Heckscher-Ohlin-Samuelson ou da equalização do preço dos fatores de produção, que demonstra que o comércio de mercadorias tem o mesmo efeito sobre as taxas de salário e capital. Teorema de Stolper-Samuelson, segundo o qual o comércio beneficia o fator de produção abundante em detrimento do fator escasso de cada país.
  • b
    Teorema Heckscher-Ohlin, que explica as vantagens comparativas. Teorema de Heckscher-Ohlin-Samuelson que demonstra que o comércio de mercadorias tem efeito sobre o retorno do capital e a mobilidade desse fator. Teorema de Stolper-Samuelson, diz respeito ao comércio do fator de produção abundante de cada país.
  • c
    Teorema Heckscher-Ohlin ou da equalização do preço dos fatores de produção que explica a diferença de preços relativos das mercadorias entre as naçôes e o respectivo padrão das vantagens comparativas. Teorema de Heckscher-Ohlin-Samuelson, segundo o qual o comércio beneficia o fator de produção abundante em detrimento do fator escasso de cada país. Teorema de Stolper-Samuelson, que demonstra que o comércio de mercadorias tem o mesmo efeito sobre as taxas de salário e de retorno sobre o capital físico que a mobilidade desses fatores.
  • d
    Teorema Heckscher-Ohlin, que explica a diferença de preços relativos das mercadorias entre as naçôes e o respectivo padrão das vantagens comparativas. Teorema de Heckscher-Ohlin-Samuelson ou da equalização do preço dos fatores de produção, que demonstra que o comércio de mercadorias tem o mesmo efeito sobre as taxas de salário e de retorno sobre o capital físico que a mobilidade desses fatores. Teorema de Stolper- Samuelson, segundo o qual o comércio beneficia o fator de produção abundante em detrimento do fator escasso de cada país.
  • Próxima Questão