Questão: 25440 - Administração - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

Em função de uma recente revisão de sua estratégia empresarial, a Companhia X, uma multinacional do setor de petróleo e derivados, está cogitando aproximar-se do público em geral, angariando simpatia dos consumidores brasileiros para a sua marca - um primeiro passo para uma futura venda de seus produtos para consumidores individuais.
A empresa quer encomendar uma pesquisa que lhe permita saber como é vista pelo público, qual a imagem que a sua marca tem junto aos consumidores, como eles veem a atuação de uma Companhia de petróleo como patrocinadora de iniciativas sociais, que tipos de atuação (patrocínio ou outras) são bem aceitas pelo público, etc.
Para obter informaçôes dessa natureza, o tipo de pesquisa adequado é o(a):

  • a
    exploratório, pois essa é a forma, por excelência, de descobrir ideias e percepçôes dos consumidores, além de identificar áreas para um posterior estudo mais aprofundado.
  • b
    levantamento, pois ele permite quantificar as hipóteses propostas pela empresa, indicando frequências com que certos fenômenos ocorrem, bem como possíveis relaçôes entre variáveis.
  • c
    experimento, graças ao maior grau de confiabilidade que esse tipo de pesquisa confere aos resultados, fruto da observação de um comportamento do consumidor, em comparação com a coleta de seu depoimento abertamente manifestado.
  • d
    teste de marketing, pois assim a empresa pode lançar uma determinada iniciativa em um mercado-teste, avaliar a resposta dos consumidores nessa região específica e julgar se cabe ou não a extensão geográfica da iniciativa.
  • Próxima Questão