Questão: 2616 - Interpretação e Linguagem - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

A ambiguidade, quando vício de linguagem, pode ser definida como o duplo, ou múltiplo sentido, decorrente da má construção do enunciado. Assim, distingue-se da polissemia de uma palavra ou de uma expressão. Em um âito mais amplo, pode-se falar também do acúmmulo de significados de um enunciado ou de um texto - o que não é absolutamente o mesmo que uma confusão de significados imprecisos e meramente possíveis. Tal multiplicidade de sentidos tanto pode ser evitada quanto buscada na constituição de um texto. Posto isso, leia os seguintes versos da canção intitulada Cálice, de Gilberto Gil e Chico Buarque de Hollanda:
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue

Para que não falte, eventualmente, a informação, fique esclarecido que o enunciado destacado guarda uma relação de intertextualidade com a passagem do Novo Testamento em que Jesus pede, ao Pai, para que, se possível, não lhe seja imposto o Martírio, que está simbolizado por "cálice", dizendo (segundo a tradição em língua portuguesa): "Meu Pai, se possível, afasta de mim esse cálice".
Quanto à diversidade de sentidos construída nos versos acima destacados, qual das alternativas a seguir traz um comentário INCORRETO?

  • a
    a polissemia da palavra "cálice" permite que esta participe do texto significando, também, cale-se (a ordem, ou súplica, transmitida a alguém, para que se cale).
  • b
    se se escutar e se compreender o primeiro verso como "Pai, afasta de mim esse cale-se!", fica acrescentada, ao texto, a possibilidade de conter uma súplica para que a ordem de calar não seja transmitida (pelo Pai, ou por outrem) ao suplicante; favorece tal compreensão o fato de que tais versos vieram a público em tempos de censura e restrição, no Brasil, da liberdade de expressão.
  • c
    identificam-se as expressôes "cálice de vinho", "vinho tinto" e "tinto de sangue", que, consideradas em sua autonomia, são de uso corrente com os respectivos sentidos de: certa quantidade de vinho servida em um cálice; o vinho que é de cor mais avermelhada e/ ou mais escura, distinto do vinho branco e do rosado; e tingido, ou manchado de sangue (um pano, por exemplo).
  • d
    o entrelaçamento das expressôes "vinho tinto" e "tinto de sangue" cria a possibilidade de que tal vinho esteja tingido de sangue, ou seja, de que nele se tenha derramado um tanto de sangue que o tingiu.
  • Próxima Questão