Questão: 2986 - Interpretação e Linguagem - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

Leia os textos e frases, abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta.

  • a
    Neste depoimento de uma jovem: "Fiz a cirurgia com 16 anos. Não fiz pelas outras pessoas, fiz para me olhar no espelho e me sentir bem. Eu sinto como se o meu corpo tivesse absorvido o silicone, como se o peito fosse meu mesmo. E é: meu pai pagou e ele é meu." - C.S., 17, sobre cirurgia plástica que fez nos seios, ontem na Folha. (Folha de SP, ago./04) - refletindo sobre pronomes possessivos, na expressão: "...como se o peito fosse meu mesmo.", há uma posse adquirida e na expressão "E é: meu pai pagou e ele é meu.", o sentido é de posse por natureza. Pode-se dizer, também, que há duas possibilidades de interpretação da última frase, só que uma delas é descartável.
  • b
    Na frase: "Muitas emissoras falavam das denúncias de abuso sexual contra Michel Jackson.", analisando o contexto e as exigências da Língua Portuguesa quanto à coerência, coesão e regência, conclui-se que: colocada depois de dois substantivos, a preposição contra relaciona-se apenas com um dos termos. É necessário aproximar a preposição contra do termo que efetivamente a rege. Caso contrário, ocorrerá a ambiguidade.
  • c
    A concordância das frases "Aos domingos, assistem-se a programas que não desenvolvem a cultura." e "Não se deve poupar esforços para despoluir o rio." está correta.
  • d
    No trecho "Um pecuarista de Alegrete, no Rio Grande do Sul, não suportando mais os problemas que lhe causavam os caçadores da região, mandou colocar na porteira de sua fazenda uma placa de madeira com este aviso: 'É proibido atirar em qualquer coisa que se mexa neste campo. Poderiam acertar no capataz.'", a 1ª oração adjetiva está na ordem inversa.
  • Próxima Questão