Questão: 3126 - Interpretação e Linguagem - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

TEXTO
CORAÇÃO APAIXONADO; excerto Reportagem de Marcia Cezimbra (constituição de um perfil)
Entrevistada: Dra. Rosa Célia Barbosa
Nos dez anos do projeto Pró-Criança Cardíaca, que atende a crianças cardiopatas carentes de todo o Brasil, o coração da cardiologista Rosa Célia Barbosa, sua idealizadora, já bate por outro sonho, impossível para alguns, jamais para ela: o Hospital da Criança, cujo prédio Rosa Célia já comprou, na Rua Dona Mariana, em Botafogo, e espera inaugurar em dois anos, assim que conseguir em doaçôes algo em torno de R$ 20 milhôes.
-- Se você tem R$ 1, pode multiplicar por 100. Se já temos o prédio, logo teremos apoio para um projeto que, todos sabem, não visa a lucro algum, mas a uma necessidade cada vez maior de assistir as crianças cardíacas. Há uma fila imensa de criancinhas cardiopatas e muitas vão embora, pois os coraçôezinhos não suportam a longa espera -- diz Rosa Célia (...).
(...).
É com esta sabedoria que ela, enquanto examina o bebê, faz "psicoterapia" com os pais:
Digo sempre: deixem seus filhos em paz. Não se bate numa criança, nem que ela peça para apanhar.
Quando o filho mente, não faça dramas. Diga que mentir é feio e você pode compreender porque é mãe. Mas o chefe, o amigo, a namorada não vão aceitar mentiras. Sem muita briga, porque criança não suporta briga. O coração da criança quer amor.
QUESTÃO
"(...) o coração da cardiologista Rosa Célia Barbosa (...) já bate por outro sonho."
"Há uma fila imensa de criancinhas cardiopatas e muitas vão embora, pois os coraçôezinhos não suportam a longa espera."
"Sem muita briga, porque criança não suporta briga. O coração da criança quer amor."
Das alternativas a seguir, indique a que contém o comentário EQUIVOCADO, ou mais IMPRÓPRIO, em relação a um ou a mais de um dos trechos acima destacados:

  • a
    em "(...) o coração da cardiologista Rosa Célia Barbosa (...) já bate por outro sonho," a palavra coração (que "já bate por outro sonho") está empregada em sentido figurado, de vez que o coração, em sentido próprio, é um órgão do corpo humano, algo concreto que está no lugar de uma ideia mais abstrata, como a palavra cabeça na expressão "fulano tem cabeça", significando que fulano é sagaz
  • b
    em ""Há uma fila imensa de criancinhas cardiopatas e muitas vão embora, pois os coraçôezinhos não suportam a longa espera", há uma hipérbole, como quando se diz que "fazia quase um século que a gente não se encontrava"
  • c
    em "Há uma fila imensa de criancinhas cardiopatas e muitas vão embora, pois os coraçôezinhos não suportam a longa espera", os cora çôezinhos é um diminutivo empregado com valor afetivo, expressando algo como um carinho por tais crianças ("criancinhas"), mas que não se afasta demais de seu sentido próprio, tanto porque os coraçôes das crianças são, em geral e presumivelmente (salvo condiçôes especiais), menores do que os dos adultos, quanto porque, em se tratando de crianças cardiopatas em uma "imensa fila" de espera para tratamento, é esse órgão, o coração (ou os "coraçôezinhos") que muitas vezes "não suporta" e perece
  • d
    em "Há uma fila imensa de criancinhas cardiopatas e muitas vão embora, pois os coraçôezinhos não suportam a longa espera", a expressão "muitas vão embora" é um eufemismo
  • Próxima Questão