Questão: 3565 - Interpretação e Linguagem - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

O texto a seguir é referência para as questôes I e II.
Susan - Essa foi uma ideia que comecei a discutir nos anos 70, quando escrevi meu primeiro ensaio sobre fotografia, e que senti a necessidade de retomar agora. Naquela época eu disse de maneira um tanto forte que as imagens poderiam, sim, nos tornar passivos. Hoje eu acredito que isso não é necessariamente verdade. As coisas só acontecem dessa maneira se a mensagem que acompanha a imagem for a de que nada pode ser feito. Se a mensagem subliminar for "sim, tudo é horrível, mas interferir está fora de nossas possibilidades", aí ela leva você à passividade. E é preciso estar alerta também para a compaixão e a simpatia fácil que as imagens de sofrimento nos provocam. Eu estava visitando o Rio de Janeiro quando o filme Cidade de Deus estreou, e vi muita gente surpresa com a realidade exibida pelo filme. Esse tipo de surpresa é uma espécie de clamor de inocência, um álibi. É uma forma de dizer "eu não sabia que esse horror acontecia ao meu lado" e de não pensar que o sofrimento dos outros pode estar perversamente conectado com o seu bem-estar. Precisamos sempre questionar o papel da compaixão quando vemos algo terrível que está acontecendo longe de nós. Se não carregar consigo a ideia de que as coisas podem mudar, talvez então você se torne realmente passivo e comece a pensar na realidade como um espetáculo.
(Revista Veja, 27 ago. 2003, p. 14.)
I- O texto acima apresenta a resposta de Susan Sontag a uma pergunta feita pelo entrevistador da revista Veja. Considere as seguintes propostas de pergunta que poderiam ser usadas para completar esse trecho da entrevista:
1. Exposição demais à violência por meio de fotos e imagens de televisão podem levar as pessoas à indiferença e à passividade?
2. Exposição demais à violência por meio de fotos e imagens de televisão pode levar as pessoas à indiferença e à passividade?
3. Exposição demais a violência por meio de fotos e imagens de televisão podem levar as pessoas a indiferença e a passividade?
4. Exposição demais à violência por meio de fotos e imagens de televisão pode levar às pessoas a indiferença e a passividade?
Estão de acordo com a gramática normativa da língua portuguesa:
II- De acordo com a autora, a reação de surpresa das pessoas ao filme Cidade de Deus:

  • a
    I- somente 1. / II- demonstra uma tomada de consciência da realidade.
  • b
    I- somente 2. / II- distingue os culpados dos inocentes.
  • c
    I- somente 1 e 3. / II- atesta o poder mobilizador das imagens.
  • d
    I- somente 2 e 4. / II- é uma forma de justificar sua passividade.
  • Próxima Questão