Questão: 4646 - Interpretação e Linguagem - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

A questão abaixo, tomam por base o seguinte trecho adaptado de uma entrevista publicada em Época, de 6 de fevereiro, 2006.
Época - Qual é o grande problema brasileiro? Ricardo Neves - Assim como a inflação foi nosso dragão tempos atrás, a informalidade é nosso câncer que está entrando em metástase. A informalidade tem
5 três eixos. O primeiro são os direitos de propriedade. Os barracos das favelas não podem ser comercializados, não podem ser usados para conseguir crédito. O segundo é o trabalho. Estima-se que entre 55% e 60% dos trabalhadores estão na informalidade. São
10 pessoas que não contribuem, não pagam INSS. A carga tributária fica concentrada nos 40% restantes da população. O terceiro é a informalidade na cadeia produtiva. São empresas que estão fora da lei, seja porque os tributos são altos, seja porque a burocracia 15 é complicada.
Avalie a correção dos seguintes itens a respeito da organização das ideias no texto.
I. As expressôes usadas para os sentidos figurados de "inflação"(l.2) e "informalidade"(l.3) ressaltam seus aspectos negativos, amedrontadores; razôes por que deve ser combatida.
II. O desenvolvimento da textualidade permite depreender que a figura de linguagem "entrando em metástase" (l.4) sugere que o problema da informalidade está se alastrando, se espalhando na sociedade.
III. Nas linhas 7 a 9, pela contribuição de significados que os dois períodos sintáticos trazem para o texto, a substituição do sinal de ponto que separa "trabalho" de "Estima-se" pelo sinal de dois-pontos preserva a coerência da argumentação e a correção gramatical.
IV. Pelas marcas de alternação, "seja ...seja"(l.13 e 14), que ligam as oraçôes indicadoras das razôes da informalidade na cadeia produtiva, depreende-se que tais razôes excluem-se mutuamente: ou existe uma ou existe outra.
Estão corretos apenas os itens:

  • a
    I e II.
  • b
    I, II e III.
  • c
    II e III.
  • d
    II, III e IV.
  • Próxima Questão