Questão: 68815 - História - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

Em discurso proferido em 1o de maio de 1942, Getúlio Vargas afirmou, exaltado: Soldados, afinal somos todos, a serviço do Brasil.
A proposta foi discutir se a frase constitui um documento. Com base no conhecimento de História, os alunos concluíram que essa frase pode ser considerada um documento na medida em que ela revela

  • a
    uma explícita manifestação de interesse do presidente do Brasil em se alinhar com as forças militares alemãs, buscando convencer os cidadãos brasileiros da importância do seu engajamento na luta contra os aliados.
  • b
    um apelo desesperado aos cidadãos brasileiros, que se recusavam a se alistar nas forças militares contra as ameaças norte-americanas de invasão do País, caso o presidente insistisse em manter a posição de neutralidade na guerra.
  • c
    uma estratégia política de militarização psicológica para converter em soldados da pátria toda a classe trabalhadora, num contexto de determinaçôes sobre a produção em regime de economia de guerra.
  • d
    um ponto de partida para a criação do serviço militar obrigatório para os homens com idade superior a 18 anos, que passariam a defender as fronteiras do Brasil, dado o contexto de guerra mundial que se acirrava.
  • e
    uma metáfora irônica do presidente da República, que, por ser um pacifista e defensor das forças de paz internacionais, queria mostrar aos brasileiros que cada um pode ser um soldado no âmbito de sua própria existência.
  • Próxima Questão