Questão: 68871 - História - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

Segundo Circe M. F. Bittencourt, em Ensino de História: fundamentos e métodos, a partir do fim da década de 1980 do século XX criaram-se várias propostas curriculares de História para o ensino fundamental e médio, as quais circulam pelos estados e municípios, além dos PCNs, que são resultado da incorporação de parte dessa produção. Tais propostas têm em comum algumas características, a saber:
I - alteração nas formulaçôes técnicas dos textos curriculares, que passaram a apresentar fundamentaçôes sobre o conhecimento histórico e sobre os demais tópicos da disciplina.
II - preocupação com a implementação dos currículos, buscando sua legitimidade junto aos professores, justificando sua produção e procurando diluir formas de resistência aos documentos oficiais.
III - redefinição do papel do professor, fornecendo-lhe maior autonomia no trabalho pedagógico, concepção esta expressa na ausência de um rol de conteúdos estabelecidos de forma obrigatória para cada série ou ciclo.
IV - fundamentação pedagógica baseada no construtivismo, expresso de maneira diversa, mas tendo como princípio que o aluno é sujeito ativo no processo de aprendizagem.
V - aceitação de que o aluno possui um conhecimento prévio sobre os objetos de estudos históricos, obtidos pela história de vida e pelos meios de comunicação, o qual deve ser integrado ao processo de aprendizagem.
Está correto o que se afirma em

  • a
    I e III, apenas.
  • b
    I e IV, apenas.
  • c
    II, III e V, apenas.
  • d
    II, IV e V, apenas.
  • e
    I, II, III, IV e V.
  • Próxima Questão