Questão: 68887 - História - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

A partir de 1960, a tendência a fabricar automóveis cresceu a ponto de representar quase 58% da produção de veículos. Entre 1957 e 1968, a frota de automóveis aumentou cerca de 360% e a de ônibus e caminhôes, respectivamente, cerca de 194% e 167%. Por outro lado, como as ferrovias foram abandonadas, o Brasil se tornou cada vez mais dependente da extensão e conservação das rodovias e do uso dos derivados de petróleo na área de transporte.
(Boris Fausto. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2009, p. 429)
Os dados do texto confirmam a ideia do autor de que a instalação da indústria automobilística no Brasil se enquadrou no

  • a
    projeto político de desenvolvimento econômico autônomo do País, por meio de incentivos fiscais para a criação de indústrias de transporte terrestre.
  • b
    desejo de promover o desenvolvimento do País, por meio do controle pelo setor privado da infraestrutura: transporte, comunicaçôes e energia.
  • c
    plano de estabilização econômica do País, via investimentos de capitais estrangeiros no mercado para restringir o consumo de automóveis.
  • d
    propósito de se criar uma “civilização do automóvel”, em detrimento da ampliação de meios de transporte coletivo para a grande massa.
  • e
    processo de substituição de importaçôes associado a uma postura nacionalista que incentivou a produção de transporte coletivo.
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