Questão: 68891 - História - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

Sem negros nada se pode cultivar aqui, e nenhum branco – por mais disposto ao trabalho que tenha sido na pátria – se pode dedicar no Brasil a trabalhos tais, nem mesmo consegue suportá-los; parece que o corpo, em consequência da mudança tão extrema de clima, perde muito de seu vigor; isto não sucede somente com o homem, mas com tudo o que venha da Europa para o Brasil, inclusive o ferro, o aço, o cobre, etc., e não me refiro às coisas mais sujeitas a deterioração.
(Alencastro, Luis Filipe. O trato dos viventes. Formação do Brasil no Atlântico Sul. Séculos XVI e XVII. São Paulo: Cia. das Letras, 2000, p.211)
Neste caso, trata-se de um ponto de vista elaborado por Van der Dussen, no ano de 1640, acerca das condiçôes das atividades da WIC (Companhia das Ãndias Ocidentais) em Pernambuco, cujas intençôes estavam voltadas para

  • a
    o abandono imediato das atividades da WIC em Pernambuco devido à dificuldade da população holandesa com o clima e a terra.
  • b
    o combate à utilização da escravidão indígena pelos colonos holandeses que desobedeciam sistematicamente às normas da WIC.
  • c
    a justificativa para o despreparo dos colonos holandeses, pouco adaptados ao ambiente inóspito da região tropical onde a WIC se estabeleceu.
  • d
    a necessidade de colonos holandeses possuírem capital reservado para a compra de africanos e o estabelecimento de mercados negreiros pela WIC.
  • e
    a investigação das causas da perda de Pernambuco para os portugueses escravistas após a guerra que expulsou os holandeses e a WIC do Brasil.
  • Próxima Questão