Questão: 68923 - História - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

Segundo o historiador francês Jacques Le Goff, a
...matéria fundamental da história é o tempo; portanto, não é de hoje que a cronologia desempenha um papel essencial como fio condutor e ciência auxiliar da história. O instrumento principal da cronologia é o calendário, que vai muito além do âmbito do histórico, sendo mais que nada o quadro temporal do funcionamento da sociedade. O calendário revela o esforço realizado pelas sociedades humanas para domesticar o tempo natural (...). Porém, suas articulaçôes mais eficazes (...) estão ligadas à cultura e não à natureza.
(Le Goff, Jacques. História e Memória. Trad. 3.Ed. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1994, pp.12-13)
De acordo com esse autor, é correto afirmar que

  • a
    o historiador, que possui o compromisso com a verdade do passado, deve assumir a tarefa de elaborar os calendários e cronologias utilizados em sua sociedade, já que os riscos de manipulação dos fatos por outras pessoas é muito grande.
  • b
    os historiadores deixaram de se preocupar com calendários e cronologias desde o surgimento da Escola dos Annales francesa, à qual pertence Jacques Le Goff, passando a valorizar as diversas abordagens dos fatos e processos do passado.
  • c
    a constatação de que cada cultura possui seu próprio sistema de contagem de tempo levou os historiadores a adotarem um padrão mundial único de calendário e cronologia, atualmente seguido por todas as sociedades e culturas.
  • d
    o calendário e as cronologias, por estarem vinculados à ideologia dominante, representam uma falsa ideia do passado, e não devem ser levados em conta pelos historiadores, que buscam desvincular seus conhecimentos das contagens artificiais do tempo.
  • e
    o calendário e as cronologias tornaram-se, também, objetos de estudo e análise por parte dos historiadores, já que expressam as vinculaçôes míticas, religiosas, tecnológicas, políticas, econômicas, sociais e mesmo ideológicas a partir do estudo do passado.
  • Próxima Questão