Questão: 68933 - História - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

(...) Não se pode esquecer que a produção do conhecimento exige compromisso de ordem cultural, social e política, o que impede qualquer chance de neutralidade, complicando um pouco mais as coisas para o professor de História. Assim, mesmo que as opçôes políticas dos professores de Matemática, por exemplo, não impliquem práticas diferentes de ensinar equaçôes, ensinar História significa, também, comprometer-se com valores que desenham a sociedade. Entretanto, nada disso significa que as aulas de História devam transformar-se em espaço para a militância partidária ou de raciocínio limitado à oposição estreita e maniqueísta entre bons e maus. (Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino de História para o Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio. São Paulo: SE, 2008. p. 42)
Com base no texto, é correto afirmar que cabe ao professor a delicada tarefa de

  • a
    entender que o ensino de História deve permitir a elaboração de conceitos e métodos de análise, de interpretação e de comparação dos fatos históricos.
  • b
    esclarecer os temas trabalhados em sala de aula, inclusive considerando que, mais que ensinar História, sua função é levar o aluno a aprender História.
  • c
    reconhecer que ensinar História é, antes de mais nada, fabricar artesanalmente os saberes, inseri-los na sociedade e num sistema de comunicação e trabalho.
  • d
    dar condiçôes para que o aluno possa participar do processo de construção e do fazer política na comunidade em que vive, por meio do ensino de História.
  • e
    ser, nas aulas de História, o produtor do saber, partícipe da produção do conhecimento histórico do passado que possa explicar e fazer entender o presente.
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