Questão: 68970 - História - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

Temos a glória de nos correspondermos já com algumas sábias Academias e Sociedades da Europa. Além do Instituto Histórico de França, a quem saudamos desde nosso princípio, e que nos felicitou com entusiasmo pela nossa instalação, (...) recebemos igual e honrosa felicitação da Academia Real de Ciências de Lisboa, que anuindo ao nosso convite de literária correspondência, aceitou para seu Vice-Presidente e Secretário Perpétuo os diplomas de membros honorários do nosso Instituto, e em troca da Revista Trimestral que lhe enviamos, nos ofereceu 12 volumes in-fólio das suas Memórias Históricas e trabalhos acadêmicos. Essa confraternização, Senhores, nos deve ser mui vantajosa, porque (...) poderemos ser coadjuvados com interessantes manuscritos sobre História do Brasil, que enriquecem o seu preciosos arquivo; nem o Instituto cessa de lembrar-se que poderá (...) concorrer com esse respeitável Corpo Acadêmico para publicação de obras que honrarão duas naçôes que por três séculos foram unidas em uma só família.
(Discurso proferido na segunda sessão pública do aniversário do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, em 27/12/1840. Relatório do Secretário Perpétuo, Revista do IHGB: 2(1858) 2a edição, pp.576-7)
Segundo Kátia Abud, cabia à instituição a que o texto se refere

  • a
    questionar e contestar a versão da História do Brasil escrita pelos Acadêmicos Portugueses durante os três séculos do período colonial.
  • b
    concorrer com as Academias portuguesa e francesa na escrita da História do Brasil, através do sistema de correspondência internacional.
  • c
    contestar a escrita oficial da História do Brasil, concebida segundo os valores positivistas adotados por D. Pedro II e seus ministros imperiais.
  • d
    resgatar aspectos da memória das pessoas comuns, dos escravos e dos camponeses livres, confrontando-a com os manuscritos portugueses.
  • e
    construir a genealogia nacional e formar através do ensino da História uma ciência social geral que ensinasse a diversidade do passado e o sentido de sua evolução.
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