Questão: 68999 - História - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

Os colonos, não compreendendo os termos da troca, surpreendiam-se em seguida, depois de uma que envolvia centenas de animais, ao vê-los desaparecerem quando já os julgavam definitivamente trocados.
Assim, Credo Mutwa critica autores de livros didáticos, como J.C. Johns, que não se dão ao trabalho de analisar a diferença entre o Direito dos holandeses e o dos xhosas, e tratarem esses últimos de “supersticiosos que não conhecem o valor de um tratado.” É bem verdade que conhecer as tradiçôes e costumes dos xhosas nem sempre reverteu em benefício deles. Georges Grey dedicou-se a isso no século XIX. Tendo tomado conhecimento de suas crenças a respeito do “descanso” entre duas guerras, sabia que eles não atacariam os núcleos europeus durante os sete anos seguintes à sua derrota, a menos que fossem chamados por uma Revelação especial. E conseguiu mistificá-los a ponto de os fazer acreditar que a Revelação se manifestara e que os Deuses os convidavam a uma espécie de suicídio coletivo. Foi assim que, sem risco de uma nova guerra, desapareceu por suicídio uma parte da comunidade xhosa.
Ferro, Marc. A manipulação da História no ensino e nos meios de comunicação. (Trad.) São Paulo: IBRASA, 1983, p.34)
É possível estabelecer uma relação entre o acontecimento descrito no texto e a afirmação de Marc Ferro de que

  • a
    o confronto entre Estados e Naçôes, entre culturas e etnias, sempre foi alvo de estudo dos colonizadores europeus.
  • b
    controlar o passado ajuda a dominar o presente e a legitimar tanto as dominaçôes como as rebeldias.
  • c
    estudar o passado dos povos é fazer uma viagem no espaço e no tempo e revela também a função da História.
  • d
    a imagem que fazemos de outros povos muda à medida que se transforma em um saber do passado desses povos.
  • e
    o saber e as ideologias se transformam à medida que mudam, no ensino escolar, os objetivos da História.
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