Questão: 69000 - História - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

Em 22 de julho de 2003, o Diário da Justiça publicou uma decisão judicial ordenando a quebra de sigilo das informaçôes militares sobre a Guerrilha do Araguaia. Em 27 de agosto de 2003, a Advocacia-Geral da União apelou da sentença que determinou de abertura dos arquivos militares, embora reconhecesse o direito dos autores de tentar localizar os restos mortais de seus familiares desaparecidos. Toda esta querela judicial deve ser compreendida historicamente, porque incide sobre um episódio controverso, a Guerrilha do Araguaia, que ocorreu

  • a
    entre 1967-74, na região do Araguaia. Esse movimento de esquerda, inspirado em revoluçôes como a Cubana e a Chinesa, foi duramente combatido pelos militares, com a maioria dos guerrilheiros tidos por desaparecidos no final do conflito, o que gerou a polêmica judicial.
  • b
    entre 1980-89, ao longo do rio Araguaia. Nele, guerrilheiros treinados pelo exército russo mobilizaram camponeses e pescadores para a luta armada contra a ditadura. O exército os combateu e os mortos nunca foram entregues aos familiares, o que gerou as açôes judiciais contemporâneas.
  • c
    durante todo o período militar (1964-89). Foram guerrilheiros treinados pelo PCB no Araguaia que atuavam nas grandes cidades brasileiras, raptando políticos e homens de Estado com o intuito de enfraquecer a ditadura. Os militares prenderam e mataram a maioria dos guerrilheiros e seus corpos nunca foram localizados, o que gerou os processos atuais.
  • d
    nos anos de 1974 e 1975, em plena floresta do Araguaia, quando grupos paramilitares de esquerda mobilizaram a população local para criarem milícias e lutarem contra a ditadura de 1964. Foram amplamente combatidos e mortos e seus corpos desapareceram, gerando os processos atuais.
  • Próxima Questão