Questão: 69040 - Geografia - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

A desigualdade global (ou mundial) mede as desigualdades entre indivíduos em meio à população mundial, integrando desigualdades internacionais e desigualdades internas. Ela está hoje em pequeno declínio, em razão da redução da desigualdade internacional, mas os contrastes permanecem particularmente gritantes. Os 2,5 bilhôes de indivíduos mais pobres − ou seja, 40% da população mundial − detêm 5% da renda global, ao passo que os 40% mais ricos controlam 40%.
(Durand, Marie-Françoise. Atlas da mundialização. São Paulo: Saraiva, 2009. p. 32)
A leitura do texto e os conhecimentos sobre a economia mundial permitem afirmar que a globalização

  • a
    deu impulso para que surgissem no mundo os emergentes, um tipo de país em que as desigualdades internas estão em acelerado retrocesso.
  • b
    marcou sensivelmente a relação entre países ricos e pobres; o Consenso de Washington é um dos melhores exemplos de programa de amparo às políticas sociais redistributivas.
  • c
    promoveu processos de descentralização industrial e crescimento do comércio mundial, mas não teve caráter redistributivo da renda, persistindo as desigualdades.
  • d
    é responsável pelo aumento do hiato entre ricos e pobres; a sociedade mundial do pós Segunda Guerra era menos desigual e a própria designação de países ricos e pobres é fruto das políticas globalizantes.
  • e
    mostra sinais de que deve mudar o percurso, pois a pobreza encontrada no mundo dificulta a concretização de um dos objetivos sociais da globalização: a formação de um mundo homogêneo.
  • Próxima Questão