Questão: 69044 - Geografia - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

Sobre as características da agricultura brasileira, no período colonial, é INCORRETO afirmar que:

  • a
    grande propriedade fundiária, a monocultura de exportação e o trabalho escravo foram os três componentes fundamentais da organização social do Brasil-Colônia.
  • b
    Embora fosse predominantemente rural e agrária, a civilização que aqui se instaurou, no período colonial, foi uma civilização agrícola, voltada em caráter permanente para os trabalhos do solo.
  • c
    A economia colonial era dominada pelo sistema da “grande lavoura”, o qual tomou novo impulso, a partir do final do século XVIII, devido ao esgotamento das jazidas auríferas de Minas Gerais e por causa da ampliação da demanda por produtos coloniais, como o açúcar e o algodão, determinada pela ocorrência da primeira Revolução Industrial, na Inglaterra.
  • d
    As origens da agricultura podem remontar – como remotam – aos primórdios do período colonial. No entanto, a agricultura brasileira só começou a existir concretamente como setor econômico diferenciado, a partir da independência política do país e, principalmente, da formação em seu interior, de uma economia de mercado.
  • e
    Os motivos do atraso tecnológico não podiam ser atribuídos apenas à escravidão, que ainda continuavam existindo em outras áreas tropicais dotadas de lavouras muito mais produtivas que as do Brasil. As causas do atraso residiam em boa parte, e de certa forma, continuam residindo até hoje, na má qualidade do seu empresariado rural, no baixo nível cultural e técnico dos seus fazendeiros.
  • Próxima Questão