Questão: 69368 - Biologia - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

“Um grupo de pesquisadores publicou esta semana um estudo que sugere uma alteração genética no Aedes aegypti como forma de combater a dengue. A pesquisa apresenta conclusôes sobre o uso de machos geneticamente modificados. Os machos recebem um gene que limita o crescimento das asas. Dessa forma, as fêmeas da nova geração não têm a capacidade de voar e, assim, não podem se reproduzir e nem contaminar as pessoas” (Portal PUC-Rio Digital, mar/2010. Disponível em: http://pucriodigital. com.puc-rio.br/). Com relação a este assunto julgue os itens a seguir:
(I) O Aedes aegypti se caracteriza por ser um inseto de comportamento estritamente urbano, sendo raro encontrar amostras de seus ovos ou larvas em reservatórios de água nas matas.
(II) A dengue é uma arbovirose transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Este serve como vetor tanto para a dengue como para a febre amarela.
(III) A infecção pelo vírus da dengue causa uma doença de amplo espectro clinico, incluindo desde formas inaparentes até quadros graves, podendo evoluir para o óbito. Entre estes, destaca-se a ocorrência de hepatite, insuficiência hepática, manifestaçôes do sistema nervoso, miocardite, hemorragias graves e choque.
(IV) É sabido que não há vacinas ou droga específica contra a dengue. Entretanto, isso não significa que a doença não tem tratamento. Medidas simples, tais como identificar os sinais de alarme e iniciar hidratação, podem ser salvadoras ao impedir a evolução para as formas graves da dengue.
Sobre as afirmaçôes acima se pode dizer que:

  • a
    Somente as afirmaçôes II e III estão corretas.
  • b
    Todas as afirmaçôes estão incorretas.
  • c
    Há somente uma afirmação incorreta.
  • d
    Somente as afirmaçôes I e II estão corretas.
  • e
    Todas as afirmaçôes estão corretas.
  • Próxima Questão