Questão: 69418 - História - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

Considere o texto.
Organizar os estudos de História por períodos é importante, mas depende das marcas de referência. Podem-se estabelecer novos critérios quando se criam novos temas e se pretende escapar do domínio da lógica eurocêntrica. Ao pensar em uma história mais ampla da humanidade, podem-se considerar períodos mais extensos, tendo como critério, por exemplo, o conceito de revolução. Assim, de uma tradicional idade antiga pode-se chegar ao período dos tempos antigos, correspondente à época em que a sociedade humana não possuía o conhecimento de todo o planeta ou dos continentes, da dimensão e formato da Terra ou do globo terrestre. No interior desse longo período ocorreram mudanças significativas e momentos de rupturas que afetaram as relaçôes sociais e as do homem com a natureza (...) A mudança seguinte, que pode ser considerada revolucionária por afetar toda a sociedade, mesmo que em ritmos e tempos diferentes, e, portanto, ter se tornado irreversível, é a das Revoluçôes Industriais ou tecnológicas iniciadas no fim do século XVIII, correspondentes ao tempo da fábrica. Essa é uma possibilidade, entre tantas, de pensar novas periodizaçôes e indicar novas marcas para estabelecer e organizar a noção de tempo cronológico, sistematizando acontecimentos de acordo com critérios que indiquem temporalidades de diferentes populaçôes. Trata-se de possibilidades fundamentais para situar também a problemática do tempo presente.
(Bittencourt, Circe M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004, p. 213-214)
Para a autora, uma importante intenção didática, para desenvolver a noção de tempo cronológico, é a de possibilitar ao estudante

  • a
    a análise sobre os acontecimentos históricos do passado, localizando-os no tempo para promover a articulação do passado aos problemas do mundo atual.
  • b
    a reflexão sobre o presente pelo estudo do passado, para que possa desenvolver o esforço de dimensionar a vida hodierna em extensôes de tempo.
  • c
    a aprendizagem das medidas usadas para localizar os acontecimentos históricos no tempo de acordo com critérios estabelecidos pelos historiadores.
  • d
    o desenvolvimento de habilidade de localização dos acontecimentos antes de Cristo e depois de Cristo e as dataçôes decorrentes dessa divisão temporal.
  • e
    a identificação dos acontecimentos históricos que serviram de marco divisório entre os diferentes períodos que caracterizaram a história da humanidade.
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