Questão: 69492 - Atualidades - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

“Dera Ismail Khan, Paquistão – Um homem-bomba matou pelo menos 28 pessoas e feriu mais de 60 nesta sexta-feira, 20, durante o cortejo fúnebre de um líder muçulmano xiita assassinado na véspera no noroeste do Paquistão, disse a polícia. Por enquanto, nenhum grupo reivindicou a autoria do atentado […].” O Estado de São Paulo. 20/2/2009. Disponível em: http://www.estadao. com.br/noticias/internacional,ataque-suicida-mata-20-e-fere-50 -em-funeral-no-paquistao,327298,0.htm. Acesso em 20/11/2009.

Assinale a afirmação correta.

  • a
    Os conflitos entre militantes sunitas e xiitas são comuns em alguns países. No Paquistão, a violência entre estes dois grupos muçulmanos tem crescido muito nos últimos meses.
  • b
    Desde que o Paquistão foi dominado pelo grupo radical “Al-Qaeda”, que controla o território e o governo de Cabul, cresceram os conflitos entre os grupos religiosos.
  • c
    A invasão norteamericana ao território paquistanês, motivada pelo atentado que destruiu as Torres Gêmeas, levou a uma guerra civil que perdura até hoje. Sunitas e xiitas controlam, cada um deles, uma parte do país.
  • d
    O primeiro-ministro do Paquistão, Yousaf Razá Gillani e o presidente Asif Alí Zardari pouco fazem para controlar a violência que se alastra pelo Paquistão. No episódio noticiado além de não condenarem o atentado recusaram-se a autorizar as devidas investigaçôes.
  • e
    O apoio do governo paquistanês aos Estados Unidos e ao Estado de Israel, ratificado recentemente quando da invasão israelense à faixa de Gaza, tem sido, segundo a imprensa, o principal motivo do aumento da tensão e violência entre os militantes sunitas e xiitas.
  • Próxima Questão