Questão: 69544 - Atualidades - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

O importante economista Paul Krugman apresenta e explica as origens da crise que atinge a economia mundial, desde o segundo semestre de 2008, a partir das seguintes causas:

I. O estouro da bolha imobiliária que provocou uma epidemia de calotes e hipotecas. Esse fato, por sua vez, levou os títulos ancorados em tais hipotecas a perder grande parte de seu valor.
II. Essa perda de valor fez com que muitas instituiçôes financeiras terminassem com pouco capital. Este é um problema particularmente sério porque todas se endividaram muito no período da bolha imobiliária.
III. Como as instituiçôes financeiras têm muito pouco capital em relação a suas dívidas, elas não têm conseguido fornecer o crédito de que a economia precisa.
IV. Para pagar suas dívidas, essas instituiçôes estão vendendo os seus papéis, incluindo os títulos ancorados em hipotecas, o que empurra ainda mais para baixo seu preço, consequentemente desvalorizando suas reservas. É um ciclo vicioso.

A partir das causas apontadas por Paul Krugman, é correto concluir que

  • a
    o segmento imobiliário agiu com a segurança necessária para evitar que a crise financeira atingisse o setor.
  • b
    as instituiçôes financeiras, apesar da queda das bolsas de valores, estão capitalizadas e preparadas para resistir à crise.
  • c
    a crise econômica e financeira não tem origens claras, pois foi um fenômeno natural cujas causas não podem ser detectadas.
  • d
    os setores imobiliários e financeiros foram negligentes, não avaliaram os riscos e não fizeram o planejamento necessário para enfrentar a inadimplência e a falta de crédito.
  • e
    o Estado foi o responsável pela origem da crise, pois fiscalizou em excesso o setor financeiro, impedindo o funcionamento do livre mercado.
  • Próxima Questão