Questão: 70724 - Conhecimentos Pedagógicos - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

Entendendo o “campo do currículo como a abordagem de determinados fenômenos educativos, como uma maneira de pensar a educação que focaliza prioritariamente os conhecimentos escolares e a forma como são tratados nos currículos e nas salas de aula” (ORQUIM, 1993), NÃO é possível afirmar:

  • a
    A história dos estudos sobre o currículo não tem nenhuma relevância para pensar o currículo e o processo educativo de hoje, pois, precisamos lançar nossos olhares para o futuro.
  • b
    A consciência de currículo como uma construção social possibilita tanto a manutenção de seu caráter coercitivo do processo educativo quanto seu uso como forma de resistência.
  • c
    A teoria crítica do currículo tem possibilitado repensar o papel do educador como mediador/articulador dos conhecimentos, ou seja, o papel de “tornar o pedagógico mais político”.
  • d
    O currículo é permeado de aspectos políticos, filosóficos e ideológicos, envolvendo a seleção e o ensino de determinados conhecimentos. E, em consequência, prevê a responsabilidade do educador por suas escolhas e exclusôes, que constituem a prática curricular, no cotidiano de suas açôes.
  • e
    Nas pesquisas sobre o currículo, é preciso enfocar as práticas pedagógicas, para melhor compreendê-las, situando os docentes como intelectuais públicos, cuja função é capaz de mediar/articular o processo de conhecer e desenvolver possibilidades emancipatórias.
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