Questão: 70893 - Atualidades - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

Sobre a história de Pernambuco, analise as afirmaçôes a seguir, colocando V na(s) verdadeira(s) e F na(s) falsa(s):

( ) A Revolução Pernambucana, também conhecida como Revolução dos Padres, eclodiu em 6 de março de 1817 na então Província de Pernambuco. Dentre as suas causas destacamse a crise econômica regional, o absolutismo monárquico português e a influência das idéias Iluministas.
( ) A Guerra dos Mascates é considerada como um movimento separatista
( ) A Revolução Praieira foi influenciada pelas idéias liberais dos que se queixavam da falta de autonomia provincial, sendo marcada pelo repúdio à monarquia, com manifestaçôes a favor da independência política, da república e por um reformismo radical.
( ) "Quem viver em Pernambuco não há de estar enganado: Que, ou há de ser Cavalcanti,ou há de ser cavalgado." Essa quadra popular se refere ao contexto vivenciado durante o período da Guerra dos Mascates, onde as classes menos favorecidas eram oprimidas pela grande concentração fundiária nas mãos de poucos proprietários.
( ) Os líderes da Revolução Pernambucana prenderam o governador da província e instauraram um Governo Provisório, baseado em uma Lei Orgânica que proclamou a República, estabeleceu a igualdade de direitos, a tolerância religiosa, a liberdade de imprensa e de consciência, sem, no entanto, abordar a questão da escravidão.
( ) Em 2007, o dia 6 de março foi declarado a Data Magna de Pernambuco, por conta da Revolução Pernambucana.
( ) A Guerra dos Mascates foi um conflito entre senhores de engenho de Olinda, então sede do poder público de Pernambuco e comerciantes de Recife, chamados de “Mascates” que eram, em sua maioria, italianos e holandeses.

A sequência correta é:

  • a
    V, V, V, F, V, V, F;
  • b
    F, V, F, V, V, F;
  • c
    V, V, V, V, V, V, V;
  • d
    F, V, V, V, V, V, F;
  • e
    F, V, V, F, V, F, V.
  • Próxima Questão