Questão: 71105 - Conhecimentos Pedagógicos - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

“Existe uma inadequação cada vez maior, profunda e grave entre os nossos conhecimentos disjuntos, partidos, compartimentados entre disciplinas e, de outra parte, realidades ou problemas cada vez mais polidisciplinares, transversais, multidimensionais, transnacionais, globais, enfim. Nessa situação tornamse invisíveis os conjuntos complexos, as inter-relaçôes e retroaçôes entre as partes e o todo, as entidades multidimensionais, os problemas essenciais”. Edgar Morin, 1999.

O texto, apresentado acima, está em concordância com a proposta de tratamento dos conteúdos de um dos eixos organizadores da doutrina curricular expressa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96. Trata-se, portanto, da:

  • a
    interdisciplinaridade, que torna possível o aluno aprender a olhar o mesmo objeto sob perspectivas diferentes.
  • b
    contextualização, que propôe tratar o conhecimento como um recurso reprodutor da separação entre sujeito e objeto.
  • c
    interdisciplinaridade, que parte de uma compreensão segmentada da prática escolar e evita a abordagem relacional.
  • d
    contextualização, que mobiliza apenas as competências cognitivas que não foram adquiridas pelos alunos.
  • e
    interdisciplinaridade, que considera a justaposição de disciplinas uma metodologia que dispensa a multiplicidade de interaçôes e negaçôes recíprocas.
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