Questão: 71429 - Conhecimentos Básicos - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

No dia 9 de setembro de 2001, o país mais poderoso do mundo viu ícones de sua identidade nacional serem alvejados com desconcertante facilidade. Por volta de 9 horas da manhã, dois aviôes de passageiros sequestrados puseram abaixo as torres gêmeas do World Trade Center, cujo destaque no horizonte de arranha-céus de Nova York simbolizava a supremacia econômica da superpotência. “Foi um ato de guerra”, definiu o presidente Bush. Tratou-se, de fato, de uma ofensiva terrorista em larga escala, sem-similar na história, com milhares de mortos inocentes. Uma das primeiras coisas que se ouviram foi o clamor por revanche. Os americanos acham que é preciso dar o troco - mas contra quem?

A descoberta da vulnerabilidade. In: Veja. 19/9/2001, p. 48 (com adaptaçôes).

Após o atentado terrorista às torres gêmeas, nos Estados Unidos, o mundo passa a vivenciar uma situação de constante tensão em relação à violência praticada por grupos extremistas. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • a
    O terrorismo, no mundo globalizado, substituiu a ex-URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) como o grande inimigo dos Estados Unidos. Este país, desde o ataque de 11 de setembro de 2001, toma medidas frequentes para impedir atos terroristas e suas possíveis consequências.
  • b
    Os ataques terroristas praticados contra os Estados Unidos são sempre motivados por intolerância religiosa de grupos islâmicos do mundo árabe.
  • c
    No cenário político e econômico da atualidade, a Organização das Naçôes Unidas (ONU) tem conseguido cumprir com eficiência o seu papel para a manutenção da paz mundial.
  • d
    O motivo do ataque terrorista aos Estados Unidos em setembro de 2001 assemelha-se ao fator responsável pela violência praticada por descendentes de quilombolas surinameses a imigrantes brasileiros em dezembro de 2009.
  • e
    O crescimento constante da economia dos Estados Unidos faz com que este país seja alvo único de ataques terroristas.
  • Próxima Questão