Questão: 86483 - Direito Trabalhista - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

Consideradas as afirmaçôes abaixo, marque a resposta correta:
I - O salário pode ser calculado segundo três critérios: salário por unidade de tempo, salário por unidade de obra e salário-tarefa. Na hipótese do salário por unidade de obra considera-se o número de peças produzidas pelo empregado, independente do tempo de trabalho despendido pelo obreiro, ou do tempo à disposição do empregador.
II - O salário tem proteção legal quanto ao valor, contra abusos do empregador, contra discriminaçôes na relação de emprego, contra os credores do empregador e contra os credores do empregado - por isso que é impenhorável, exceto para atender a outro crédito também de caráter alimentar, tal a pensão alimentícia. A concordata do empregador não atinge os créditos trabalhistas, posto que somente alcança os créditos quirografários, ao passo que os trabalhistas são privilegiados.
III - Segundo a jurisprudência dominante do Tribunal Superior do Trabalho, em tema de equiparação salarial, o conceito de "mesma localidade" refere-se, em princípio, ao mesmo município, ou a municípios distintos que pertençam ao mesmo estado.
IV - Segundo o princípio da igualdade salarial, não se pode conceber diferenciaçôes salariais por razôes não admissíveis ou não razoáveis. É o mesmo que princípio da não-discriminação.
V - Segundo a jurisprudência dominante do Tribunal Superior do Trabalho, o simples desvio funcional do empregado não gera direito a novo enquadramento, mas apenas às diferenças salariais respectivas, desde que ultrapasse o período de seis meses.

  • a
    I e III estão corretas.
  • b
    II e IV estão corretas.
  • c
    Somente III e IV estão erradas.
  • d
    IV e V estão erradas.
  • Próxima Questão