Questão: 88234 - Direito Trabalhista - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

Pelo Princípio da Primazia da Realidade, se um contrato de representação comercial for questionado em juízo onde o representante alega que, na verdade, trabalhava na qualidade de empregado e pleiteia o pagamento das verbas trabalhistas correspondentes, é correto afirmar que

  • a
    nada poderá alegar, pois se firmou contrato de representação comercial, o Juízo Trabalhista é incompetente para conhecer da causa, devendo ser respeitado o disposto pelas partes, em atenção ao princípio do pacta sunt servanda.
  • b
    nada poderá alegar, pois mesmo que fique provado que o contrato de representação falseava uma relação empregatícia disfarçada, os documentos por ele assinados afastariam essa pretensão.
  • c
    nada poderá alegar, pois as partes convencionaram que o contrato era de representação e não de trabalho e, deste modo, ainda que tenha verbas indenizatórias a receber em razão da rescisão contratual, deverá ser obedecida a lei correspondente ao contrato firmado.
  • d
    o contrato de trabalho pode ser reconhecido por obediência à realidade dos fatos, caso estejam irrefutavelmente provados os requisitos necessários para o reconhecimento do vínculo empregatício, ignorando-se o contrato firmado.
  • Próxima Questão