Questão: 88259 - Direito Trabalhista - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

Horas extraordinárias.
I - A supressão, pelo empregador, do serviço suplementar prestado com habitualidade, durante pelo menos 1 (um) ano, assegura ao empregado o direito à indenização correspondente ao valor de 1 (um) mês das horas suprimidas para cada ano ou fração igual ou superior a seis meses de prestação de serviço acima da jornada normal. O cálculo observará a média das horas suplementares efetivamente trabalhadas nos últimos 12 (doze) meses, multiplicada pelo valor da hora extra do dia da supressão.
II - Não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variaçôes de horário do registro de ponto não excedentes de cinco minutos, observado o limite máximo de dez minutos diários. Se ultrapassado esse limite, será considerada como extra a totalidade do tempo que exceder a jornada normal.
III - O empregado, sujeito a controle de horário, remunerado à base de comissôes, tem direito ao adicional de, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) pelo trabalho em horas extras, calculado sobre o valor-hora das comissôes recebidas no mês, considerando-se como divisor o número de horas efetivamente trabalhadas.
IV - O cálculo do valor das horas extras habituais, para efeito de reflexos em verbas trabalhistas, observará o número de horas efetivamente prestadas e a ele aplica-se o valor do salário-hora da época da extinção do contrato de trabalho.
Responda:

  • a
    todas as opçôes estão corretas;
  • b
    apenas três opçôes estão corretas;
  • c
    apenas duas opçôes estão corretas;
  • d
    apenas uma opção está correta;
  • Próxima Questão