Questão: 89678 - Português em Geral - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

De que você tem medo?

Convide dez colegas de sua classe para fazer um teste, simulando uma pesquisa de opinião pública. Apresente para eles um papel com a pergunta: de que você tem medo?
Quando as respostas estiverem prontas, anote os resultados; veja quais são os medos mais comuns entre seus colegas. Se os entrevistados morarem em cidade grande, certamente o medo da violência (ladrão ou sequestrador, por exemplo) estará registrado nos primeiros lugares.
Mas nem sempre foi assim. Houve tempo em que crianças temiam mula-sem-cabeça, bicho-papão, assombraçôes que nasciam nas lendas brasileiras. Hoje os monstros nascem na realidade brasileira.
A paisagem também era diferente. As casas não tinham tantas grades e existiam poucos condomínios guardados por seguranças particulares. Os condomínios de hoje parecem fortalezas medievais, como as de desenhos animados. São iguais àquelas de onde o bravo cavaleiro tenta salvar a donzela presa na torre.

Analise as informaçôes sobre os termos da oração.

1. No sintagma nominal “uma pesquisa de opinião pública”, o núcleo do sujeito está acompanhado por um ajunto adnominal.
2. Nas duas oraçôes “anote os resultados” e “veja quais são os medos mais comuns (...)”, o autor se refere a sujeitos diferentes.
3. Em “Apresente para eles um papel”, há dois pronomes: um deles tem função de sujeito e está implícito; o outro tem função de objeto indireto.
4. “Se os entrevistados morarem em cidade grande, o medo da violência estará registrado nos primeiros lugares. – os termos grifados funcionam como modificadores de núcleos nominais.
5. “Houve tempo em que crianças temiam mula-sem-cabeça ...” - estão grifados, neste segmento, os sujeitos das duas oraçôes.
6. “Mas nem sempre foi assim” - para identificar o sujeito desta oração, é necessário compreender o que está implícito no contexto.

Estão corretas apenas:

  • a
    1, 2 e 4.
  • b
    2, 3 e 4.
  • c
    1, 3 e 6.
  • d
    3, 4 e 5.
  • Próxima Questão