Questão: 90681 - Português em Geral - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

“E dizendo isso (1)abraçou-me com tal ímpeto, que não pude evitá-lo(2). Separamo-nos finalmente, eu a passo largo, com a camisaamarrotada do abraço; enfadado e triste. Já não dominava em mim a parte simpática da sensação, mas a outra. Quisera ver-lhe a miséria digna, contudo, não pude deixar de comparar outra vez o homem de agora com o de outrora, entristecer-me e encarar o abismo que separa as esperanças de um tempo da realidade de outro tempo...”(3)

Assinale, entre os fechos seguintes, o que sintetiza o capítulo “O abraço”, de Memórias póstumas de Brás Cubas, vindo a completar com coerência e adequação o episódio acima envolvendo Brás Cubas e Quincas Borba.

  • a
    “- Ora adeus! Vamos jantar, disse comigo. Meto a mão no colete e não acho o relógio. Última desilusão! O Borba furtara-mo...”
  • b
    “Tirei a carteira, escolhi uma nota de cinco mil-réis, - a menos limpa, - e dei-lha. Ele recebeu-ma com os olhos cintilantes de cobiça. Levantou a nota ao ar, e agitou-a entusiasmado. - In hoc signo vinces! bradou.”
  • c
    “- Procure-me, disse eu, poderei arranjar-lhe alguma coisa. Um sorriso magnífico lhe abriu os lábios. - Não é o primeiro que me promete alguma coisa, replicou, e não sei se será o último que não me fará nada.”
  • d
    “Cuidei que o pobre diabo estivesse doido, e ia afastar-me, quando ele me pegou no pulso, e olhou alguns instantes para o brilhante que eu trazia no dedo. Senti-lhe na mão uns estremeçôes de cobiça, uns pruridos de posse. - Magnífico! disse ele.”
  • Próxima Questão