Questão: 91207 - Português em Geral - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

O vício começa em casa

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com 213 adolescentes revelou um dado assustador: 80% deles experimentam bebida alcoólica pela primeira vez em companhia dos familiares quando tinham entre 9 e 13 anos. Em 40% dos casos, os pais eram alcoólatras. "O pai que chega em casa estressado e bebe para relaxar está passando ao filho a mensagem de que o álcool pode ser um alívio em situaçôes difíceis", observa um psiquiatra. A propaganda também estimula o consumo de álcool, pois vincula a bebida ao glamour e à satisfação plena. De acordo com um relatório da Organização Mundial de Saúde, nos países europeus que aboliram os anúncios de bebidas alcoólicas houve redução de 16% do consumo. O Ministério da Saúde não planeja nenhuma campanha específica para tentar baixar o consumo de bebida. Uma pena.
(Revista Cláudia. São Paulo, ano 40, n.4, abr. 2001, p. 32).
Com base em aspectos gerais de sua compreensão, pode-se dizer que o texto acima:
1) escrito em linguagem formal, tece consideraçôes que se apóiam em dados consistentes e na apreciação de especialista abalizado.
2) é inteiramente construído a partir de uma análise objetiva do tema, eximindo-se seu autor de qualquer observação pessoal.
3) poderia ilustrar a tese de que a formação do homem se sujeita também às contingências de vida a que ele se submete.
4) traz uma constatação de que o discurso publicitário, mesmo de forma sutil, constitui um veículo de valores éticos e sociais.
5) traz implícita uma crítica à política nacional de intervenção na tentativa de se alterar os padrôes do comportamento social.
6) defende a ideia de que a satisfação plena da condição humana resulta de fatores inerentemente externos e eventuais.
Estão corretas:

  • a
    1, 2, 3, 4 e 5 apenas
  • b
    4 e 6 apenas
  • c
    1, 3, 4 e 5 apenas
  • d
    1, 2 e 6 apenas
  • Próxima Questão