Questão: 91706 - Português em Geral - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

Indique o par de sentenças em que uma delas contém erro de estrutura sintática.

  • a
    Com a queda do Muro de Berlim, em 1989, e com a dissolução da União Soviética em 1991-1992, têm fim as principais distinçôes políticas e econômicas entre o mundo ocidental, democrático e capitalista e o mundo oriental, autoritário e socialista. / Com a queda do Muro de Berlim, em 1989, e com a dissolução da União Soviética em 1991-1992, tem fim as principais distinçôes políticas e econômicas entre o mundo ocidental, democrático e capitalista e o mundo oriental, autoritário e socialista.
  • b
    Na década de 70, teve início uma grande turbulência econômica em escala planetária, cujo marco inicial foram as duas grandes crises de petróleo (de 1973 e de 1979). / Na década de 70, teve início uma grande turbulência econômica em escala planetária, cujo marco inicial foi as duas grandes crises de petróleo (de 1973 e de 1979).
  • c
    Esse processo vinha-se desenvolvendo de maneira pronunciada desde a Segunda Guerra Mundial - a globalização e as grandes transformaçôes tecnológicas, especialmente nas áreas de microeletrônica e telecomunicaçôes - e assume uma dinâmica mais acelerada a partir do fim da década de 80. / Esse processo vinha desenvolvendo-se de maneira pronunciada desde a Segunda Guerra Mundial - a globalização e as grandes transformaçôes tecnológicas, especialmente nas áreas de microeletrônica e telecomunicaçôes - e assume uma dinâmica mais acelerada a partir do fim da década de 80.
  • d
    Com as mudanças, aumenta a interdependência das Naçôes, os Estados nacionais passam a dispor de menor poder regulatório, tornam-se mais vulneráveis às grandes corporaçôes transnacionais (desde os empreendimentos legítimos até o crime organizado), perdem boa parte de sua capacidade de controlar os fluxos financeiros e comerciais e de decidir autonomamente as suas políticas macroeconômicas. / Com as mudanças, aumenta a interdependência das Naçôes, os Estados nacionais passam a dispor de menor poder regulatório, tornando-se mais vulneráveis às grandes corporaçôes transnacionais (desde os empreendimentos legítimos até o crime organizado) e perdendo boa parte de sua capacidade de controlar os fluxos financeiros e comerciais e de decidir autonomamente as suas políticas macroeconômicas.
  • Próxima Questão