Questão: 92307 - Português em Geral - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

Atenção: A questão refere-se ao trecho seguinte, do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis.

Contando aquela crise do meu amor adolescente, sinto uma coisa que não sei se explico bem, e é que as dores daquela quadra a tal ponto se espiritualizaram com o tempo que chegam a diluir-se no prazer. Não é claro isto, mas nem tudo é claro na vida ou nos livros. A verdade é que sinto um gosto particular em referir tal aborrecimento, quando é certo que ele me lembra outros que não quisera lembrar por nada.
Ao se referir à crise de seu amor adolescente, o narrador admite que

  • a
    a passagem do tempo permite extrair prazer até mesmo de alguma lembrança dolorosa, embora esta acabe por suscitar outras, que ele preferiria esquecer para sempre.
  • b
    a lembrança das más experiências torna-as ainda piores, com o passar do tempo, embora ajude a apagar a das outras, das quais ele gostaria de ainda se lembrar.
  • c
    o prazer de lembrar se deve ao fato de que apenas os momentos felizes são revividos, porque o esforço de lembrá-los apaga de vez as recordaçôes indesejáveis.
  • d
    é fácil explicar por que as más lembranças podem trazer algum prazer: é porque com elas nos esquecemos de outras ainda mais pesarosas.
  • Próxima Questão