Questão: 94227 - Português em Geral - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

Leia o texto e marque o período que não se qualifica como uma sequência coerente deste.

Nos finais do século XIX até os anos iniciais do século XX, floresceu no Brasil, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, uma imprensa periódica editada sob a forma de jornais e revistas femininas e educacionais. As primeiras veiculavam uma imagética acerca do papel da mulher na sociedade e sua responsabilidade em educar crianças, adotando um discurso normatizador que alocava a homens e mulheres papéis sociais diferenciados e impregnados de significâncias sobre as atribuiçôes masculinas e femininas. As segundas referiam-se exclusivamente ao campo educacional, nelas imperando um discurso reivindicatório quanto a melhores vencimentos dos professores públicos, não havendo referência explícita ao trabalho feminino no magistério apesar de, nesse período, as mulheres já serem maioria no ensino primário.

  • a
    A República, portanto, apresentaria uma imagem de mulher inspirada na filosofia comtiana, a mulher-mãe, com qualidades morais altruísticas.
  • b
    Essa ideia de mulher que encontrava eco na mentalidade masculina já havia-se veiculado desde a segunda metade do século XIX.
  • c
    O argumento nacional da domesticidade das mulheres rejeitava as teses do movimento feminista, que já se disseminava amplamente em outros países.
  • d
    Essas políticas são importantes no sentido de que constituem um dos instrumentos para tornar o aparato estatal uma das instâncias de representação de interesses universais da sociedade.
  • Próxima Questão