Questão: 95692 - Português em Geral - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

“A literatura que se produziu nos anos 30 e nos anos 40 basicamente gravitou em torno da difícil realidade gerada pela ditadura que se instalou no Brasil a partir de outubro de 1930, com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder. Cada autor passou a refletir essa época de agonia à sua maneira. Assim, por exemplo, ao lado de uma literatura regionalista, que fez realçar a região focalizando o problema social, também apareceu uma literatura urbana, muito intimista, em que a narração se construiu por registros de atmosferas. A poesia enveredou, no segundo tempo modernista, para a crítica social e para o entendimento das relaçôes conturbadas do homem com o universo.”
Samira Youssef Campedelli

Tomando por base a leitura do texto, pode-se afirmar, sobre esse período de nossa literatura, que:

  • a
    entre os autores “muito intimistas” não pode faltar o nome de Raquel de Queiroz com o romance Caminho de pedras, em que o enfoque psicológico sobrepôe-se ao social.
  • b
    Grande sertão: veredas e Os sertôes estão entre as obras desse decênio que fazem realçar uma dada “região focalizando o problema social”.
  • c
    o modo típico de um escritor regionalista, dessa “época de agonia”, conceber a personagem pode ser exemplificado pela caracterização de Paulo Honório.
  • d
    o maior expoente dessa poesia que envereda para o “entendimento das relaçôes conturbadas do homem com o universo” e para a “crítica social” é João Cabral de Melo Neto.
  • Próxima Questão