Questão: 96115 - Português em Geral - Banca: - Prova: - Data: 01/01/2023

A Revista Galileu, em julho de 2003, veiculou o seguinte texto publicitário da Revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”:

Dizem que se
conselho fosse
bom não
se dava, vendia-se:
R$ 5,90 tá bom
pra você?

Pessoas que transformaram ideias em negócios milionários contam suas histórias para você se inspirar e aprender com quem chegou lá. Especial Empreendedores. Nas bancas.

O único item que não pode ser confirmado com a leitura do texto é:

  • a
    A primeira forma verbal, sem sujeito explícito, aponta para uma fonte diluída de informação que se propaga de forma indeterminada.
  • b
    Com a proposta de um preço, os autores do texto mostram que a revista se identifica com o saber popular e a ele se submete.
  • c
    Utilizando uma fonte menor, o que torna o segundo segmento secundário em relação ao primeiro, os emissores rompem uma expectativa: sugerem que pessoas especiais vão dar conselhos capazes de conduzir ao sucesso.
  • d
    O tom coloquial tem o efeito de envolver o leitor, aproximando-o.
  • Próxima Questão